quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Torta de maçã pra inaugurar a maquina nova!!!

...rs ...Agora não tenho mais desculpas...

Ganhei minha tão esperada maquina fotográfica!!!

...hehehe... agora vou poder registrar todos os meus momentos "artísticos" na cozinha... 
Pra começar vou dividir com vocês uma receitinha nova, que ja tava sendo elaborada faz uns dias na minha cabecinha... hihihi... e que só tomou forma por que a minha sogrinha me deu uma força e liberou um espaço na cozinha dela...rs...

Então... como foi a primeira vez que eu fiz essa torta e tbem não tinha exatamente os ingredientes que eu queria... ela não ficou exatamente como eu imaginei... mas ainda assim ficou muuuiiittoooo gostosa!!!



                A ideia era criar uma torta doce com um creminho leve que não leva-se nem ovos nem leite.
Tenho usado nas minhas tortas salgadas um molho branco que é a base de castanhas então pensei em transformar esse creme em algo docinho com um toc de limão... e não é que deu super certo!

                            

              Dai foi só fazer uma massinha de aveia que tbem é bem facinha...dar uma assada... fatiar umas maçãs...cobrir a massa com o creme e as maçãs...salpicar tudo com açúcar e canela.... levar ao forno e ficar torcendo pra que desse tudo certo!!!
Vamos a receita?


Para massa:

  • 1xic de trigo comum
  • 1xic de trig integral
  • 1xic de aveia fina
  • 1/2 xic de óleo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 1/4 de água fervendo


Modo de fazer:
         Misture bem todos os ingredientes (exceto a água quente) formando uma farofa. Depois acrescente a agua e misture com uma espatula para não se queimar( fica parecendo um mingau). Deixe esfriar e misture tudo bem com as mãos. Se preciso for acrescente um pouco mais de trigo comum para que a massa não fique grudando na mão.
        Estique a massa em uma forma de sua preferencia e leve ao forno por uns 20 minutos.( É bom fazer uns furinhos no fundo da massa com um garfo). Tire ela do forno antes que fique completamente assada. 

Para o creme:

  • 1/2 xic de castanha do pará (castanha do Brasil)
  • 1 e 1/2 xic de água
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 3 colheres de trigo comum
  • raspa da casca de 1 limão


Modo de fazer:
        Bata tudo no liquidificador, exceto a casca do limão,  até a castanha ter sido totalmente triturada, coloque o liquido em uma panela em fogo baixo e mexa até forma um creme homogêneo. Acrescente então as raspas do limão e misture bem.

A cobertura:

  • 3 maçãs pequenas finamente fatiadas
  • Açúcar mascavo claro 
  • Canela em pó


Modo de fazer:
 Cortar as maçãs e coloca-las em uma vasilha com a água e suco de meio limão (para não escurecer)


Montando a torta:

Recheie a massa pré assada com o creme e cubra com as maçãs.
Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre as maçãs. Leve ao forno e espere as maçãs ficarem macias (teste com um garfo). depois de pronta espere esfriar e coloque na geladeira.

É isso!!! Nós comemos ela como sobremesa!!! Super suave e bem saudável!!!


        Com certeza vou mudar algumas coisinhas da próxima vez que fizer...rs... pra encontra a receita perfeita... mas enquanto isso... vou me acabando com essa delicia!!!

Obs: Não usamos o açúcar mascavo clarinho porque não tinhamos, por isso ela ficou bem escurinha e o açúcar não derrete legal... por isso recomendo um açúcar mas claro. Pra quem esta em Florianópolis e região experimente o açúcar mascavo "DaMagrinha" ou da "Puxa da Boa" ... são os melhores!!!

     Quero ver agora todo mundo cozinhando!!! E por favor comente por aqui como estão saindo as experiencias!!! Fico super curiosa!!!
Bjão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário